Educatis

Sobre o EducaTICs

Educatics é produto da dissertação de mestrado....blablalbalbalblablablablabl.... ainda falta terminar esse texto

Mestrando: João Vinícius Ferraz Dias Ferreira


Orientadora: Edna Lopes Hardoim


Coorientadora: Irene Cristina de Mello



Introdução

A informática é considerada uma ferramenta indispensável em quase todas as áreas de conhecimento que existem hoje. Os computadores literalmente invadiram o mundo corporativo, científico, da educação e do entretenimento, e é difícil imaginar, na atualidade, um mundo sem essas máquinas e a gama de possibilidades fornecidas pelo advento dessa tecnologia.

Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância) (PACIEVITCH, 2009).

Nesse contexto, percebe-se que existe alteração não apenas na vida cotidiana, mas, também, nas ações, nas condições de pensar e de representar a realidade e, especificamente, no caso particular da educação, a maneira de trabalhar em atividades ligadas à educação escolar.


Justificativa

Para Bottentuit Junior e Coutinho (2007), precisamos formar professores que dominem uma série de novas competências, uma vez que os desafios do futuro são enormes. Segundo os referidos autores, a enorme teia de informação a que chamamos Internet já não é apenas um espaço a que ascendemos para buscar informação, mas um ambiente descentralizado de autoridade, onde o conhecimento é construído de forma colaborativa já que cada um (e todos) somos livres para ascender, utilizar e reeditar a informação.

Conforme analisa Bonko (2008), os avanços tecnológicos e a própria sociedade da informação requerem um constante aprender e reaprender, necessário a inserção social bem como um constante reciclar de conhecimentos para estar conectado a evolução da sociedade.

Grande parte dos novos recursos computacionais exige por parte do usuário um conhecimento prévio acerca de outras tecnologias já existentes. Dessa forma, há dificuldade em se aproveitar de maneira satisfatória a tecnologia disponível.


Objetivo Geral

Pesquisar sobre alguns dos aplicativos gratuitos, voltados para organização pessoal e de apoio ao processo de ensino aprendizagem disponíveis no mercado, categorizá-los e apresentá-los de forma simplificada e didática a professores de ensino de ciências (biologia) do ensino básico.
• Como?
• Quando?
• Pra quê?


Objetivos Específicos

Pesquisar dentre os principais aplicativos gratuitos disponíveis no mercado e voltados para organização pessoal e apoio didático;

Descrever, contextualizar, mostrar exemplos de aplicação e elaborar manuais de uso dos aplicativos selecionados após pesquisa;

Desenvolver um sistema de banco de dados online para armazenar e disponibilizar os dados obtidos de maneira que os mesmos sejam estruturados, coerentes, confiáveis e compartilhados entre a comunidade educacional.